Por  Ana Luiza Guimarães 


Explosão? O que causou essa explosão? Como ela pode ser detectada?

Bom, primeiramente, estamos tratando de uma explosão originada no centro do cluster de galáxias Ophiuchus, isto é, no centro do aglomerado de galáxias Ophiuchus. Essa explosão ocorreu há 390 milhões de anos-luz (é importante lembrar que ano-luz é uma medida de ESPAÇO e não de TEMPO) daqui da Terra, proveniente de buraco negro supermassivo localizado no núcleo desse aglomerado. Lembremos que buracos negros possuem uma atração gravitacional muito intensa, possibilitando-o de “engolir” matéria, mas também podendo expelir matéria! Mas como seria esse processo? Simples, a matéria é expelida através de jatos!

Em 2016, o observatório de raios-X Chandra da Nasa previu que uma explosão poderia ocorrer nesse aglomerado de galáxias. Porém, a região na qual o buraco negro se encontra é tão vasta que precisaria de uma enorme quantidade de energia para que houvesse uma explosão tão significativa como essa.

Mas eles estavam errados!! Após as observações desse evento divulgado no dia 27 de fevereiro de 2019 no The Astrophysical Journal, cientistas acreditam que uma galáxia inteira pode ter sido absorvida por esse buraco negro supermassivo, que produziu jatos e que ao se chocarem com outros materiais, causaram explosões! Esse conjunto de explosões se tornou uma enorme explosão, se estendendo a um tamanho de 15 Vias Lácteas! Nada mais, nada menos do que uma enorme quantidade de energia expelida, que chocaram os cientistas que não acreditavam que isso seria possível. Dê uma olhada nas imagens feitas através de telescópios terrestres e no espaço desse evento nas Figuras 1 e 2!

  Figura 1


  
Figura 2


As detecções foram feitas por dados no óptico, raios-X e em rádio, que ao serem combinados confirmaram esse evento. Porém, outros comprimentos de onda devem ser analisados para que possamos entender por completo essa emissão tão significativa, para determinamos qual a massa desse buraco negro, quanto de energia foi emitido, como foi exatamente que ocorreu essa explosão?! Afinal, há muitos “mistérios” que precisam ser desvendados por completo no universo!